Vindo do Festival de Curitiba, estreou em abril no Rio de Janeiro o espetáculo !Runners de Cristina Teixeira pela Cia teatral Proposta A6 no Centro Cultural Solar de Botafogo.
Ao entrar no teatro o público terá a impressão de estar participação de uma sessão de terapia em grupo. Você, uma moça tímida, um estudante de medicina, um rapaz agressivo, um jovem escrito incompreendido e o restante da platéia. Todos em volta do analista.
Os atores se confundem com o público, ocupando os mesmos lugares dando assim mais liberdade da participação dos mesmos. O desenrolar se apresenta a partir de declarações pessoais dos personagens com constantes intervenções da platéia, conduzido pelo personagem do psiquiatra Dr. Ralf.
Ou seja, um ator interpretando um personagem com graves problemas psiquiátricos pode estar sentado do seu lado.
Nada é previsível, não existe porto seguro, a cada platéia uma sessão diferente!
"Assim que nascemos o relógio dispara."
"Para de tentar adivinhar os meus pensamentos."
"Morrer valeria a pena se eu pudesse ser imortal."
"Existe um final feliz esperando por mim?"
"Nada faz sentido!"
"Podemos resolver os nossos problemas individuais, coletivamente."
!Runners inova desde o texto a forma de atuação. O público vai conhecer um texto que segue a linha mais atual do circuito europeu, e inédito no Brasil. A dramaturgia, altamente contemporânea e coloquial, explora os vários distúrbios psicológicos humanos, com boas doses de humor negro. A platéia não só assiste ao espetáculo como tem a chance de se tornar parte integrante da peça.
Hoje, nos grandes meios de comunicação, há um crescente interesse ao realismo extremo. O “reality theater” vem a favor desta tendência, explodindo a barreira entre realidade e ficção no teatro - onde este “voyeurismo” nunca foi visto.
O Grupo Proposta A6 explora o também inédito no Brasil, Método Meisner, o mais conceituado método de atuação na Europa e nos EUA. O método leva o ator a uma interpretação orgânica e à fé cênica, reagindo de maneira coerente e real ao invés de memorizar reações puramente mecânicas e artificiais.
A peça exige poucos recursos cenográficos. São usadas apenas cadeiras e uma iluminação básica. !Runners pede um espaço cênico alternativo, para ter a proximidade do público.
O Texto e a Direção:
!Runners faz parte de uma trilogia desenvolvida por Cristina Teixeira, única brasileira convidada a estudar no renomado Royal Court Theater. A primeira parte da trilogia ficou em cartaz em Londres no BLUE ELEPHANT THEATER com grande sucesso de crítica e público. Devido ao sucesso da peça, a segunda parte da trilogia foi convidada para ir ao maior festival de artes do mundo, o Edimburg Festival, onde obteve quatro estrelas pelo "THE FEST" e a indicação para o premio "GUILDHALL" de melhor peça.
“O meu objetivo com !Runners sempre foi criar um texto que subvertesse a idéia de limites e realidade, para isso o trabalho dramatúrgico teria que ser meticuloso, com diálogos tecidos cuidadosamente para que através do subtexto a platéia sentisse todos os detalhes dos limites internos e externos de cada personagem.” Cristina Teixeira é roteirista, dramaturga, e diretora
O Grupo:
O Grupo Proposta A6 é formado por Anita Mafra, Ana Beatriz Macedo, Carol Costa, José Loreto, Manoel Madeira e Pedro Uchoa, atores recém formados pela Casa das Artes de Laranjeiras.
Ficha Técnica:
Texto e Direção: CRISTINA TEIXEIRA
Realização e Produção: PROPOSTA A6
Elenco: ANA BEATRIZ MACEDO, ANITA MAFRA, CAROL COSTA, JOSE LORETO,
MANOEL MADEIRA, PEDRO UCHOA
Ator convidado: MARCIO AUGUSTO
Assistente de Direção: VANESSA LUCENA
2ª Assistente de Direção: DANI DIAS
Preparação Corporal e Vocal: EDMUNDO DIAS
Figurino: LEONARDO FALCONI
Consultoria de Imagem e Beleza: LEONARDO S
Música Original: SLAVES O'JOE
Iluminação: IURI KRUSCHEWSKY
Programação Visual: SOMA COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa: MARX ASSESSORIA DE IMPRENSA & COMUNICAÇÃO
Serviço:
!Runners de Cristina Teixeira
Com o grupo Proposta A6 (Anita Mafra, Ana Beatriz Macedo, Carol Costa, José Loreto, Manoel Madeira e Pedro Uchoa)
Ator convidado: Marcio Augusto
Temporada: 14 de Abril a 26 de agosto
Horário: 21h (Quartas e Quintas)
Valor: R$ 30,00
Classificação etária: 14 anos
Duração: 80 min
Local: C.C Solar de Botafogo (Rua Rua General Polidoro, 180)
Contatos:
Lidy Marx
Marx Assessoria de Imprensa & Comunicação
lidymarx@globo.com
Twitter: @MarxLidy
Nenhum comentário:
Postar um comentário